Como resultado da recuperação do estatuto de país livre de Febre Aftosa, com vacinação, obtido em 2020, e do trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Instituto Colombiano de Agricultura (ICA) e o sector pecuário colombiano, a Administração Geral das Alfândegas e o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da República Popular da China (GACC) anunciaram o levantamento das restrições para fazer avançar o processo de admissibilidade da carne de bovino e suíno destinada a este país.
Durante 2022, o ICA e o GACC realizaram reuniões nas quais analisaram aspectos técnicos da vigilância epidemiológica e sistemas de controlo, monitorização e avaliação de doenças oficialmente controladas na Colômbia, desta forma, o Instituto assumiu compromissos no sentido de fazer avançar o processo. Graças a este trabalho coordenado, a Colômbia recebe o anúncio do levantamento destas restrições.
Com o levantamento destas restrições, o objectivo é continuar com as fases pendentes do processo de admissibilidade, tornando o ICA, o INVIMA, e outras autoridades e agentes neste importante sector, disponíveis para os requisitos do GACC.
16 de Fevereiro de 2023 | Instituto Colombiano Agropecuario | Colômbia. https://www.ica.gov.co/