Em resultado das medidas de vigilância e controlo estabelecidas nas explorações localizadas na zona de contenção da Febre Aftosa após o surto da doença em 2017 e que inclui alguns municípios dos Departamentos de Cundinamarca, Boyacá, Casanare e Arauca, foi detectado um foco da doença numa exploração localizada na zona rural de Sogamoso, Boyacá.
A exploração tem 18 animais presentes, dos quais uma vaca com mais de três anos apresentou sinais clínicos compatíveis com a Febre Aftosa.
O Laboratório Nacional de Diagnóstico Veterinário do ICA, realizou análises moleculares (PCR) que deram resultado positivo e efectuou o isolamento do vírus de Febre Aftosa, o qual se identificou como do Serotipo O. A amostra proveio do animal afectado. O vírus também foi isolado de outros dois animais da mesma exploração, os quais estiveram em contacto com o animal doente.
Após se terem realizado as provas de sequenciação genética, pôde-se concluir que o vírus isolado no actual foco tem relação com os anteriores casos de Febre Aftosa registados em 2017 na zona de contenção.
Segunda-Feira, 1 de Outubro de 2018.
ICA/ Colômbia. https://www.ica.gov.co
OIE. http://www.oie.int