Após a confirmação da presença da Peste Suína Clássica (PSC) em Santa Marta, o Instituto Colombiano Agropecuario, ICA, pôs em andamento os protocolos estabelecidos para o controlo e erradicação da doença nesta cidade.
Dentro das medidas definidas para mitigar o risco de propagação da doença, o ICA declarou em quarentena a exploração afectada e estabeleceu as medidas de controlo e desinfecção na zona. Portanto, desta exploração, não poderão saír nem entrar suínos até que o foco não seja totalmente controlado.
Dentro da investigação epidemiológica realizada na exploração foram identificados 171 porcos, dos quais 123 estavam doentes, e já morreram 111. De qualquer forma, foram detectados animais sem vacinação, pelo que o ICA faz um chamamento aos produtores para manter a vacinação dos seus animais.
Perante a presença de focos de PSC no departamento de Magdalena desde o ano passado, o ICA tem estado a realizar acções de prevenção e controlo nos municípios de Santa Ana, Pijiño del Carmen, San Sebastián de Buenavista e San Zenón, e agora Santa Marta, pelo que este foi catalogado como um departamento endémico à doença.
Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 2015/ ICA/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co