Após várias análises de diagnóstico e de investigação epidemiológica, o Instituto Colombiano Agropecuário, ICA confirmou a presença do vírus da Peste Suína Clássica (PSC) numa exploração caseira em Guajira.
Trata-se de uma estirpe atípica de baixa patogenicidade que afectou seis animais (3 fêmeas e 3 machos de 3 meses de idade sem a vacinação vigente contra a PSC) de uma população de 15 animais. Não há evidência clínica de afecção nos animais que estiveram em contacto com os que morreram por este vírus.
O foco foi notificado pelo proprietário. Está circunscrito unicamente a esta exploração. Sem outros casos. Realiza-se vigilância epidemiológica activa de forma exaustiva num raio de 5 quilómetros como área perifocal e 5 quilómetros de área de vigilância, com visitas de acompanhamento diárias, sem que se tenham encontrado novos animais doentes nas áreas vigiadas. A vacinação foi proibida nesta zona a partir de 31 de Maio de 2013. A área de vigilância à volta do foco afecta a 29 instalações com uma população de 310 suínos.
Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2013/ ICA/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co
Segunda-Feira, 26 de Agosto de 2013/ OIE.
http://www.oie.int