O Instituto Colombiano Agropecuário, ICA, e a Associação Colombiana de Suinicultores, qualificaram 52 técnicos de vacinação para aumentar a cobertura de imunização contra a Peste Suína Clássica e conseguir controlar e erradicar o vírus no departamento.
A qualificação de vacinadores, consistiu em mostrar através de meios audiovisuais lesões patológicas, sinais clínicos produzidos pela doença no animal, prevenção, controlo e erradicação de focos, assim como também as estratégias para adiantar a vacinação da população suína.
Ao mesmo tempo que a Associação Colombiana de Suinicultores aumentou o número de vacinadores, doou para uso, um equipamento de refrigeração ao ICA seccional Sucre, para assegurar a qualidade na cadeia de frio do material biológico usado neste departamento.
“No Sucre, foram imunizados 103 mil suínos em aproximadamente 6 meses e, como acções complementares, foram instalados dois postos de controlo no departamento para evitar o transporte ilegal de porcos, entre eles um posto móvel, que permitirá fazer um controlo eficaz, nesta tarefa de erradicação da Peste Suína Clássica” indicou o gerente seccional do ICA em Sucre, Iván Sierra Martínez.
Sexta-feira, 9 de Outubro de 2015/ ICA/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co