O bovino Sanmartinero e o porco Casco de Mula são animais de raças "criollas" originárias dos Planaltos Orientais, cuja existência está garantida nos bancos de germoplasma da "Seccional Meta del ICA", situados no "Centro de Investigación La Libertad" (km 18 vía Villavicencio – Puerto López).
“Todos os materiais genéticos que ali existem são propriedade do Estado. Esta é a reserva que o país tem, é um património da Colômbia”, explicou Luis Felipe De La Torre, médico veterinário, responsável por estes bancos de germoplasma. “Num banco vivo in situ são mantidos indivíduos com as mesmas características genéticas, com um sistema de maneio para o poder manter viável”, acrescentou.
A raça de porco Casco de Mula foi declarada património nacional, porque há muito poucas no mundo. Por ser autóctone e selvagem, as condições para disputar num mercado como o actual não a tornam numa espécie rentável e as novas raças e linhas genéticas dominaram-na em volume e níveis de produção, pois são materiais genéticos melhorados de muito alto rendimento.
Todos os bancos geram um excedente porque há um limíte máximo de indivíduos. Tradicionalmente, quando este é superado, os excedentes são entregues a produtores que assumem a responsabilidade de manter e multiplicar um núcleo genético "criollo" de promoção. Outro destino possível é a venda, quer se trate de macho ou fêmea.
Terça-feira, 6 de Janeiro de 2015/ ICA/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co/