Esta conquista é o resultado de um processo de admissibilidade iniciado em 2018 e que culminou recentemente, após troca de informações com as autoridades sanitárias de Singapura e acordo sobre um modelo de certificado sanitário para exportação. Além disso, a Agência Alimentar de Singapura (SFA) realizou uma auditoria no país que incluiu visitas de verificação a explorações de produção primária e estabelecimentos de transformação, tais como fábricas de transformação, desossagem e derivados de carne.
Como resultado, o sistema de inspecção oficial da Colômbia foi reconhecido como equivalente ao de Singapura, um feito importante tendo em conta os elevados padrões e rigor técnico aplicados pela SFA. Esta distinção permite às empresas colombianas tirar partido das oportunidades num mercado com grande procura e que tem gerado um interesse crescente entre os investidores do sector privado no nosso país.

Além disso, de acordo com estatísticas do portal TrendEconomy, em 2021, de um total de 310 milhões de USD em importações, 45% da carne de porco importada de Singapura foi exportada pelo Brasil, seguido pela Austrália com 18,3%, Alemanha com 10,6%, Espanha com 9,1%, Holanda com 5,98%, EUA com 2,53%, Canadá com 1,77%, Polónia com 1,26%, e Japão com 1,25%, indicando uma boa oportunidade para os consumidores de Singapura. Esta é uma das proteínas preferidas pelos consumidores de Singapura, indicando uma boa oportunidade de negócio para o sector privado neste mercado.
Com esta nova conquista, a Colômbia tem 81 mercados formalmente abertos para exportação de alimentos e está a trabalhar na abertura de outros mercados para exportação de carne de porco para o Peru, Equador, Hong Kong, Vietname, China, Coreia do Sul, Filipinas, Malásia, União Económica Eurasiática, Cuba e Venezuela.
21 de Dezembro de 2022 | Instituto Nacional de Vigilancia de Medicamentos y Alimentos | Colômbia. https://bit.ly/3G8jz4x