No Congresso Internacional da Ciência do Bem-Estar Animal, em que reconhecidos peritos internacionais apresentaram detalhes do trabalho inter-institucional e inter-sectorial que levam a cabo em bem-estar animal, o Instituto Colombiano Agro-Pecuario, ICA, apresentou o seu trabalho nesta área ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, para desenvolver iniciativas no sentido de melhorar as condições de bem-estar em animais de produção.
Para o ICA é importante que no território colombiano se promova o uso de práticas que permitam diminuir o stress, a ansiedade e melhorar as condições dos animais em todas as etapas da produção, incluindo o transporte, garantindo adequadas condições de bem-estar.
Segundo peritos do Chile, que participaram como conferencistas no congresso internacional, o conceito de bem-estar animal refere-se ao estado do animal e ao modo em que enfrentam as condições do meio envolvente, que esteja são, cómodo, bem alimentado e seguro, que haja prevenção de doenças e lhe administrem tratamentos veterinários apropriados.
“Assim como há já vários anos chegou o conceito ‘Uma Saúde’, hoje vemos que também começa a falar-se de ‘Um Bem-Estar’, sendo este conceito importante simpre que ajude a melhorar as condições de saúde e maneio dos animais de produção”, assinalou Villamil Sandoval.
A fundadora de ‘Um Bem-Estar’, Rebecca García Pinillos, que é um referencial em bem-estar animal para a Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), apresentou, durante o evento, detalhes sobre a sua iniciativa que cada vez tem mais força no mundo.
Sábado, 18 de Mayio de 2019/ ICA/ Colômbia.
https://www.ica.gov.co