A Comissão Europeia aprovou um aumento dos adiantamentos dos fundos da Política Agrícola Comum (PAC) para ajudar os agricultores da UE que enfrentam graves problemas de liquidez. Esta decisão permite que os Estados-Membros aumentem o adiantamento dos pagamentos diretos de 50% para 70% e dos pagamentos de desenvolvimento rural ligados à superfície e ao gado de 75% para 85%, a partir de 16 de Outubro.
A medida dá resposta às pressões financeiras actuais causadas por condições meteorológicas extremas, custos elevados dos factores de produção e taxas de juro elevadas, que tiveram impacto nos rendimentos e na estabilidade financeira do sector.
Vários Estados-Membros tinham solicitado esta medida, em conformidade com o papel da PAC de proporcionar estabilidade económica aos agricultores. A Comissão sublinhou igualmente medidas anteriores em 2024 que proporcionaram uma flexibilidade adicional aos agricultores, juntamente com a distribuição da reserva agrícola para ajudar as pessoas afectadas por fenómenos climáticos graves.
13 de Setembro de 2024/ CE/União Europeia.
https://europa.eu