A Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu adoptou, por 36 votos a favor, 8 contra e 2 abstenções, um parecer sobre a proposta de revisão da Directiva relativa às emissões industriais (DIE) apresentada pela Comissão. O Comité rejeitou simplesmente o instrumento legislativo da Comissão relativo à criação de gado.
Os eurodeputados da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural manifestaram o seu apoio aos agricultores europeus ao rejeitarem a designação de "instalações industriais" para a agricultura familiar.
A comissão parlamentar da agricultura solicitou que as explorações pecuárias fossem excluídas das regras e que as regras revistas se aplicassem apenas a explorações com mais de 40 000 lugares para aves de capoeira, 2 000 lugares para suínos ou 750 lugares para porcas, bem como a explorações com 750 cabeças normais. A Comissão da Agricultura introduziu também várias disposições que simplificam os procedimentos de registo e reduzem as obrigações dos operadores agrícolas, eliminando assim a regra da agregação.
De um ponto de vista mais técnico, o Copa-Cogeca considera que o alargamento do âmbito de aplicação do IED irá impor exigências insuportáveis às pequenas e médias explorações agrícolas, com o risco de liquidação e/ou concentração excessiva nas explorações existentes, e deslocar o consumo de produtos originários de países terceiros.
25 de Abril de 2023/ Copa-Cogeca/ União Europeia.
https://copa-cogeca.eu/press-releases