O Comité de Agricultura do Parlamento Europeu votou na Terça-feira, por unanimidade, a Lei de Saúde Animal. Este projecto de lei, sobre as doenças que são transmissíveis entre os animais e, potencialmente, aos seres humanos, porá maior ênfase na prevenção através da aplicação de boas práticas durante a cria dos animais assim como no uso prudente e responsável dos medicamentos veterinários.
A nova lei vincula a saúde e o bem-estar dos animais e relaciona-a com a saúde humana, dá ênfase ao uso responsável dos antibióticos, ajudando assim a lutar contra a crescente resistência aos antibióticos, e permite às autoridades e aos produtores centrar-se mais na prevenção e controlo das doenças transmissíveis dos animais.
O texto acordado deverá ser aprovado pelo Parlamento no seu conjunto na segunda leitura, possivelmente durante a próxima sessão plenária que terá lugar em princípio do mês de Março, em Estrasburgo. Uma vez que o Parlamento dê luz verde, o texto acordado poderá ser publicado no Diário Oficial da União Europeia e entrar em vigor.
Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2016/ PE/ União Europeia.
http://www.europarl.europa.eu