Na 4ª feira passada iniciou-se em Paris a "Conferência Internacional para lutar contra a resistência aos antimicrobianos" organizada pela Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE) e com o apoio da Comissão Europeia, que colocou a luta contra a resistância aos antimicrobianos (RAM) entre as suas principais prioridades.
Nas últimas décadas, o uso irresponsável e inadequado dos antibióticos na medicina humana e veterinária acelerou o surgiminto e a propagação de bactérias resistentes. A situação agravou-se devido à falta de investimento no desenvolvimento de antibióticos eficazes. Todos os anos, as infecções resistentes às drogas dão lugar a uns 25.000 pacientes que morrem e a uns custos de 1,5 biliões de euros em baixas por doença e perdas de produtividade na UE.
Em resposta à gravidade do problema, a Comissão iniciou em 2011 um plano de acção de 5 anos contra a RAM nas áreas de uso humano e veterinário. A conferência da OIE é uma das actividades do plano da Comissão. O seu objectivo é apresentar uma visão geral da situação actual da RAM, fomentar a cooperação internacional, explorar oportunidades para melhorar a compilação de dados sobre o uso de antimicrobianos nos animais e o desenvolvimento de resistência aos antimicrobianos, e os projectos actuais de investigação no desenvolvimento de novos antimicrobianos e alternativas de tratamento.
Quarta-Feira 13 de Março de 2013/ Comissão Europeia/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid