A consulta inclui um questionário para as administrações públicas e para os agentes de saúde e um questionário para os cidadãos, para garantir que todos possam dar a sua opinião relativa à forma em que o Plano de Acção poderá apoiar melhor os países da UE na luta contra a RAM. A consulta terminará a 28 de Abril de 2017.
A AMR é uma ameaça cada vez maior para a saúde mundial que implica uma importante carga social e económica. Só na UE, a AMR é responsável por 25000 mortes e mais de 1500 milhões de euros em custos sanitários e perdas de produtividade anuais. Dada a sua severidade, a AMR é uma prioridade política dentro da UE e a Comissão Europei comprometeu-se a combatê-la desde 1999 sob o lema "One Health" que reconhece que a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente estão intricadamente vinculados.
O novo Plano de Acção será baseado na avaliação do existente, ampliando-se para âmbitos inovadores, garantindo ao mesmo tempo que as acções da U.E. irão continuar. Será centrado em actividades com um claro valor acrescentado da UE e, quando seja possível, com resultados mensuráveis e concretos. Esta larga consulta pública deverá contribuir para o objectivo comum de preservar a eficácia dos antimicrobianos, reforçar o controlo das infecções e estimular a inovação em novos tratamentos.
Sexta-Feira, 27 de Janeiro de 2017/ CE/ União Europeia.
http://europa.eu/rapid