Milho
Dado que as exportações de milho da Ucrânia estão, actualmente, restringidas devido à guerra, a China parece estar a procurar outros fornecedores no mercado mundial. Nesse sentido, o Brasil poderá ser um bom candidato para ser um fornecedor alternativo no tempo que resta da campanha 2021/22, bem como para a nova campanha 2022/23 já que a produção recuperou em relação ao ciclo anterior e espera-se que a oferta exportável seja suficiente até ao final do ano civil. Além do mais, a produção e as exportações para a nova campanha têm a previsão de atingir um novo nível récord.
Inclusive, no passado dia 23 de Maio, a China e o Brasil anunciaram a assinatura de um protocolo sobre requisitos fitossanitários, o que permitirá a exportação de milho brasileiro para a China. No caso de que se cheguem a negociar grandes volumes, pode-se esperar uma reconfiguração dos fluxos comerciais do grão a nível mundial.
Soja
Tanto o óleo de soja como o petróleo apresentaram fortes aumentos de preço ao longo deste ano. Precisamente, no início de Junho, os preços do óleo de soja subiram mais de um terço nos Estados Unidos e 20% na América do Sul. Isto ocorre paralelamente com o incremento dos preços do petróleo, que aumentaram 45% no mesmo período.
Assim, na primeira década dos anos 2000, o aumento dos preços da energia foi o principal impulsionar dos preços dos óleos vegetais. Não obstante, a situação actual é diferente, já que o aumento do valor do óleo reflecte a escassez da oferta mundial, a qual é consequência da seca que afectou as produção do Canadá e da América do Sul, que juntamente com os eventos que ocorrem na Ucrânia e com as políticas de restrição comercial nalguns países, reduziram os stocks disponíveis para exportação. Nenhum dos mercados está a afectar directamente os preços do outro, os valores mais altos da energia poderão, eventualmente, pressionar ainda mais a subida dos preços da soja, pois estimularia o seu consumo para uso energético.
Redacção Departamento de Análise Económica da 333 América Latina com dados do USDA | Estados Unidos https://apps.fas.usda.gov/