O Director-Geral do Instituto de Investigación y Tecnología Agroalimentarias (IRTA), Josep M. Monfort e os Presidente e Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS), Vitor Menino e David Neves, respectivamente, assinaram um convénio entre ambas instituições para estabelecer o BDPorc Portugal, aproveitando a gala de entrega dos Prémios Porc d’Or que se realizou em Lorca (Múrcia) no passado dia 6 de Novembro.
A BDPorc é a Base de Dados de Porcino espanhola que é gerida pelo IRTA e que já funciona há 22 anos. A BDPorc é um serviço destinado ao sector suinícola espanhol e que tem como um dos seus objectivos fundamentais fornecer informação de referência do sector às empresas de produção suína que serve como elemento de ajuda na tomada de decisões, com base nos dados da sua gestão, que recolhe nas explorações suinícolas aderentes ao Sistema BDporc.
Com a assinatura deste convénio, a FPAS e o IRTA chegam a acordo para uma colaboração mútua a fim de processar, em conformidade com o Sistema BDporc, os dados básicos dos animais provenientes das suiniculturas portuguesas que decidam aderir à ‘BDporc PORTUGAL’ e, assim, poder produzir informação de referência do sector suinícola português e poder aplicar os resultados de referência que se obtenham nas actividades de FPAS.
Assim, o conjunto de explorações portuguesas incluídas no Sistema BDPorc serão consideradas como um grupo próprio de referência “PORTUGAL”, para efeitos de análise comparativa com outros grupos que integrem o conjunto de empresas aderentes ao Sistema BDporc.
Terça-Feira, 10 de Novembro de 2015 - IRTA