O Secretário-Geral da Organização Mundial de Alfândegas (OMA), Dr. Kunio Mikuriya, deu as boas-vindas à Directora-Geral da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), Dra. Monique Eloit, que fez um discurso de abertura para comemorar a 225ª / 226ª sessões da OMA. No seu discurso, a Dra. Eloit sublinhou a importância da cooperação entre as administrações alfandegárias e as agências governamentais, como sejam as autoridades veterinárias, em todo o mundo. Referiu-se ao actual foco da OIE no comércio, nas viagens, no transporte, no turismo e no terrorismo, que são áreas de grande relevância para as actividades alfandegárias, particularmente na perspectiva da segurança.
A Directora-Geral da OIE, Dra. Eloit destacou a necessidad de uma maior facilitação do comércio, incluindo a desmaterialização dos certificados e destacou a importância de melhorar o bem-estar animal, entre outras coisas, encurtando os tempos de espera nas fronteiras, bem como a importância da biossegurança.
Pelo seu lado, o Secretário-Geral da OMA, Dr. Kunio Mikuriya, centrou-se na Gestão Coordenada de Fronteiras e destacou a melhoria da cooperação inter-institucional como sendo um factor chave para uma maior facilitação do comércio. Referiu ainda que as autoridades aduaneiras e veterinárias deveriam trabalhar juntas sem que haja problemas nas fronteiras e, para promover este objectivo, a OMA continuará a colaborar com a OIE no desenvolvimento de actividades regionais, incluindo a formação.
O Secretário-Geral Mikuriya sublinhou o papel da OMA na standardização dos conjuntos de dados através do Modelo de Dados, que era relevante não só para a OIE mas também para todas as organizações internacionais associadas que participam no Comité Técnico Permanente.
Terça-Feira, 29 de Outubro de 2019/ OIE.
http://www.wcoomd.org