No último Conselho de Ministros da Agricultura, realizado na semana passada, a França e a Espanha reiteraram a sua preocupação com a propagação simultânea de várias epizootias em grande escala, principalmente relacionadas com doenças transmitidas por vectores.
Dadas as consequências sanitárias e económicas destas doenças para os produtores de animais, a disponibilidade de volumes suficientes de vacinas seguras e eficazes é um factor crucial no combate à propagação destas doenças, limitando o seu impacto e garantindo a segurança do comércio de animais vivos. Os bancos de antigénios e de vacinas são ferramentas que, entre outras, podem garantir a resposta e a disponibilidade de vacinas em toda a UE.
A França e a Espanha pedem que se estude uma abordagem coordenada a nível da UE para antecipar as necessidades de vacinas e trabalhar para melhorar a disponibilidade (quantidades e calendário) de vacinas para a sanidade animal.
Esta questão é mais uma prova da importância de apoiar, agora e no futuro, uma abordagem europeia coordenada da sanidade animal.
22 de Outubro de 2024/ Consilium/ União Europeia.
https://www.consilium.europa.eu