Segundo um comunicado emitido pelo Copa-Cogeca, o novo pacote de ajudas para o sector pecuário europeu proposto pela Comissão está longe de ser suficiente para ter um impacto notável.
O Copa-Cogeca convocou para a passada 2ª feira uma manifestação massiva que contou com mais de 6.000 agricultores e 2.000 tractores para mostrar à Comissão Europeia a grave situação pela qual estão a passar produtores pecuários e agricultores da UE, especialmente os sectores leiteiro e suíno.
Segundo o Secretário Geral do Copa-Cogeca, Pekka Pesonen, "um pacote de ajudas de 500 milhões de euros não é suficiente para compensar os agricultores pela perda do seu principal mercado de exportação, a Rússia, com um valor de 5,5 milhões de euros por ano [...]. No pacote há alguns elementos positivos, mas não alcançam as nossas expectativas. Inclui muito poucas medidas para ajudar a controlar o mercado ou fazer frente à crescente volatilidade e aos problemas a curto prazo ".
Em concreto, para o sector da carne de porco, o Copa-Cogeca mostra-se favorável a um novo regime de ajudas ao armazenamento privado de carne, se bem que pensa que se deve aprender do esquema anterior que foi implementado neste mesmo ano e que deve haver uma maior indeminização. Também advoga pela inclusão da gordura e banha de porco. O Copa-Cogeca mostra-se também a favor do aumento dos programas de promoção e da intensificação dos trabalhos para encontrar novos mercados, mas o pacote carece de um seguro de exportação que possa cobrir alguns dos riscos comerciais.
Segunda-feira, 7 de Setembro de 2015/ Copa-Cogeca.
http://www.copa-cogeca.be