O português António Tavares foi reeleito como Presidente do Grupo de Trabalho para a carne de porco do Copa-Cogeca. Durante a reunião, Miguel Angel Higuera (Espanha) e Margaret Aberg (Suécia) foram eleitos como Vice-presidentes por um mandato de dois anos.
O novo presidente declarou que trabalhará duro para assegurar que se adoptam as medidas necessárias para melhorar a difícil situação do mercado da carne de porco da UE, duramente golpeada pela crise devida ao embargo russo.
Embora o Grupo de Trabalho tome por positivas as ajudas da Comissão Europeia à armazenagem privada de carne de porco, este propõe que os produtos mais afectados pela proibição russa (gordura e banha de porco) sejam também incluídos no plano de ajudas e que o sistema permita aos operadores tirar parte da carne armazenada durante o período do seu armazenamento, se as condições de mercado melhorarem.
Durante a reunião, o Grupo de Trabalho também debateu e apresentou medidas alternativas ao regime de armazenamento privado, reafirmando a necessidade de procurar novos mercados e de eliminar as barreiras sanitárias e fito-sanitárias e outros obstáculos desnecessários ao comércio para evitar que os preços caiam de novo quando entre no mercado a carne armazenada.
Tavares mostrou também a sua vontade de que o Grupo de Trabalho desenvolva novas estratégias comuns sobre o bem-estar animal, procurando fórmulas que permitam aos produtores obter um melhor preço para os seus produtos em troca da aplicação de altos standartes de bem-estar. O Grupo de Trabalho esforçar-se-á também em tentar aumentar a competitividade e a sustentabilidade do sector mediante a intensificação da investigação e a inovação, especialmente no campo da eficiência dos recursos e acompanhamento dos custos de produção.
Abril de 2015/ Copa-Cogeca Nota de imprensa.