O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais da Coreia do Sul está a reforçar o controlo da PSA à medida que se aproxima a Primavera. Nesta estação, a população de javalis aumenta após o período de reprodução e gestação (de Abril a Maio), os bosques estão mais frondosos, o que dificulta a busca e a descoberta dos cadáveres. Ao mesmo tempo, o aumento de excursionistas representa uma ameaça adicional, já que podem entrar em contacto com javalis infectados com PSA.
As zonas afectadas pela PSA vão para além das Províncias de Gyeonggi e Gangwon. O surto estendeu-se para outras regiões incluindo Choongju e Boeun na Província de Choongcheong do Norte (28 de Janeiro), Sangju (8 de Fevereiro), Uljin (10 de Fevereiro) e Moongyeong (22 de Fevereiro) da Província de Gyeongsang do Norte, onde se encontraram continuamente cadáveres infectados pela PSA.
Drones térmicos, equipas profissionais de procura e captura de cadáveres irão ser colocadas nas zonas críticas de controlo com o objectivo de procurar e capturar cadáveres de javalis para prevenir qualquer propagação adicional de PSA. Nas zonas não afectadas, onde a densidade da população de javalis deveria diminuir, as equipas capturarão animais e procurarão cadáveres ao mesmo tempo para controlar a propagação da doença. O Ministério do Ambiente fixou objectivos de captura de acordo com a Cidade e a Província para reduzir a densidade da população de javalis para 0,7 animais ou menos por km2 em 2022.
A partir de Abril, será levada a cabo uma inspecção exaustiva da PSA em todos os javalis capturados. Além disso, para fomentar a participação do sector privado, a recompensa por informar a existência um cadáver será fixada em 200 mil wones, independentemente de se o resultado da análise é positivo ou negativo para a PSA (anteriormente era 200 mil wones por um resultado positivo e 100 mil wones por um negativo). A recompensa por capturar javalis passará de 200 mil para 300 mil wones se o animal é capturado durante o período de gestação (de Março a Maio) ou se pesa mais de 60 kg.
8 de Abril de 2022/Ministério de Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais/Coreia do Sul.
https://www.mafra.go.kr/