Após um processo que se iniciou em 2012, no âmbito dos objectivos definidos no seio da Comissão Nacional Suína, o Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pescas do Japão anunciou recentemente às autoridades do Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA), do Ministério da Agricultura e Pecuária, que este país reconhece o estatuto da Costa Rica como país livre de Febre Suína e reabre as suas portas não apenas à carne de porco, como também, às vísceras e outros derivados bem como a enchidos de origem suína.
A Comissão Nacional Suína é formada por instituições do sector público (MAG-SENASA-CNP-COMEX-MEIC-Direcção Geral de Aduanas) bem como por representantes dos produtores e industriais e é coordenada pela Vice-ministra Xinia Chaves Quirós.
No ãmbito da Comissão tem-se trabalhado, entre outros temas, na consolidação da Câmara de Suinicultores, na normalização da etiquetagem, na procura de novos mercados para exportação e na preparação de um censo para o sector.
Como passo seguinte, serão identificadas as empresas interessadas em exportar produtos suínos para o Japão.
Em 2013, também se conseguiu assinar o protocolo para exportar carne de porco para a China, o qual foi subscrito durante a visita do Presidente chinês à Costa Rica, em inícios do mês de Junho.
Quinta-Feira, 16 de Janeiro de 2014/ MAG/ Costa Rica.
http://prensamag.blogspot.com.es