X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Costa Rica, primeiro país da América Central a exportar carne de porco para a China

A 14 de Fevereiro zarpou um contentor com 24000 kg de carne de porco de Puerto Caldera com destino ao Porto de Shenzhen, Guandong, o que torna a Costa Rica no primeiro país da América Central a exportar essa linha de produtos transformados para o principal mercado mundial.

21 Fevereiro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O carregamento, que sairá do principal porto do Pacífico costa riquenho e chegará à China em 35 dias, representa o culminar do processo de negociação iniciado em 2013 com a assinatura do protocolo sobre requisitos veterinários e sanitários. Posteriormente, em 2016, as autoridades da China auditaram possíveis estabelecimentos exportadores.

O Grupo Zamora, situado em Barreal de Heredia, será a primeira unidade transformadora de carne de porco autorizada a exportar pelas autoridades sanitárias chinesas.

Emm 2019, foram exportadas cerca de 15 milhõnes de quilos de carne bovina para a China e espera-se poder exportar 3 milhões de quilos de carne de porco este ano.

Com esta exportação, que inclui costeletas, entrecosto, pás, gordura, coirato, chispes, focinhos e orelhas, a Costa Rica torna-se o primeiro país da América Central a exportar carne de porco para a China e o quinto na América Latina depois do México, do Chile, do Brasil e da Argentina.

Carnes Zamora iniciará com uma programação de um contentor por semana e depois 10 contentores por mês durante o primeiro ano.

O Grupo Zamora – de capital costa riquenho e há 24 anos no mercado — tem duas actividades complementares: Porcina Americana que se encarrega da produção e Carnes Zamora que processa o produto final. Ambas as actividades foram submetidas a um processo de autorização, e depois registados e incluídos nas lista correspondente do Serviço Nacional de Saúde Animal (SENASA).

Entre os requisitos sanitários estabelecidos no protocolo subscrito entre a Costa Rica e a China, estão incluídas medidas de biossegurança, garantia de que a carne provém de animais sãos, nascidos e criados na Costa Rica e certificação de que a carne de porco congelada está livre de contaminantes ou agentes patogénicos.

Actualmente, há outras 9 explorações suinícolas que estão no processo de autorização pelo SENASA, bem como dois matadouros e um unidade de dessossa que estão na fase de certificação para aceder a este mercado asiático.

12 de Fevereiro de 2020/ SENASA/ Costa Rica.
https://www.senasa.go.cr

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados