Devido à situação do coronavírus Covid-19 na Itália, o governo anunciou, a 8 de Março, novas medidas excepcionais para impedir a propagação do vírus. O documento estabelece disposições específicas que restringem a circulação nos territórios mais afectados pela infecção por Covid-19 (região da Lombardia e províncias de Modena, Parma, Piacenza, Reggio Emilia, Rimini, Pesaro e Urbino, Alessandria, Asti, Novara, Verbano- Cusio-Ossola, Vercelli, Pádua, Treviso e Veneza) e outros válidos para todo o país. As disposições adoptadas são efectivas de 8 de Março a 3 de Abril de 2020 (excepto as diferentes disposições contidas nas medidas individuais).
Apesar das medidas restritivas, o decreto não prevê a limitação do transporte de animais vivos, alimentos para animais e produtos agro-alimentares ou de pesca.
Conforme relatado pela Associação Nacional de Transportadores de Animais da Espanha, as restrições não afectam o transporte de animais vivos ou o transporte geral, desde que apenas sejam realizadas operações de carga e descarga. As transportadoras podem entrar e sair da Itália sem problemas, podendo mover-se dentro das áreas afectadas tentando permanecer o mais curto espaço de tempo possível.
11 de Março de 2020/ Redacção 333 a partir de dados do Governo italiano e ANTA.