Os Ministros da Agricultura da América do Sul participaram numa video-conferência com o objectivo de discutir a harmonização das normas e garantir a livre circulação de alimentos e insumos perante a pandemia do coronavirus.
"Procuramos a definir uma estratégia comum para enfrentar esta situação que nos afecta a todos e que requer o esforço conjunto dos países", afirmou o Ministro argentino, Luis Basterra, ao assinalar que mediante a coordenação do Conselho Agrícola do Sul (CAS), preparam-se protocolos comuns para garantir a comercialização e o abastecimento de alimentos na região, incluindo a Colômbia. Além disso, os Ministros acordaram em abrir una linha de comunicação permanente para troca de informação mais rápida sobre qualquer problema que possa ocorrer.
Basterra e os ministros Antonio Walker Preito (Chile), Tereza Cristina (Brasil), Rodolfo Max Friedmann Alfaro (Paraguay), Carlos María Uriarte (Uruguay), Jorge Luis Montenegro Chavesta (Perú), e Beatriz Eliane Capobiano Sandoval (Bolivia), concordaram em que, apesar do fecho das fronteiras para passageiros de outros países, não existem restricções para a carga agrícola.
24 de Março de 2020/ Governo da Argentina/ Argentina.
https://www.argentina.gob.ar