O primeiro "Centro Regional de Inseminación Artificial de Porcino de la Región de Murcia" estará em funcionamento no ano e permitirá “aumentar a produção, dar resposta à procura existente e oferecer o serviço a todos os produtores de suínos da região que necessitem”, assegurou ó hoy en Lorca el consejero de Agua, Agricultura, Ganadería y Pesca, Francisco Jódar.
O centro regional, feito a partir de instalações adaptadas em Lorca, terá a capacidade para albergar 22 varrascos em adequadas condições de bem-estar animal, assim como a sua dotação com novo material de laboratório.
O centro oferecerá os seus serviços, sem fim lucrativo, a todos os produtores de suínos da região que o solicitem, de maneira especial em explorações pequenas e médias.
A Região de Murcia é uma das mais importantes, em termos pecuários, de Espanha. Quanto à produção de suínos, é a segunda província com maior censo e na actualidade conta com cerca de 1.500 explorações activas e um censo de 158.000 reprodutoras, o que supõe mais de 4 milhões de porcos de engorda anuais.
Os municípios de Lorca e Puerto Lumbreras albergam quase metade das explorações regionais desta espécie, com um censo aproximado de 50.000 reprodutoras e 676.200 animais de engorda.
Miércoles, 8 de noviembre de 2017/ Comunidad Autónoma de la Región de Murcia/ España.
http://www.carm.es