O pacote de ajuda de 500 milhões de euros apresentado pela Comissão na semana passada é um passo que vai em boa direcção, mas não será suficiente para consolidar o sector agrícola, castigado pela queda dos preços. Esta foi a mensagem que muitos eurodeputados passaram ao Comissário Phil Hogan num debate esta 4ª feira.
Os instrumentos para a gestão de crise devem ser melhorardo e deve-se reforçar a posição dos produtores na cadeia de fornecimento. Alguns parlamentares também pediram que a Comissão suba os preços de intervenção.
Nos seus comentários sobre a proposta da Comissão e sobre as discussões no Conselho Informal de Ministros da Agricultura de 2ª feira, inúmeros eurodeputados solicitaram novas medidas para fazer frente à volatilidade dos preços e mais ajudas para a procura de novos mercados para os produtos Europeus.
Vários oradores culparam as políticas orientadas para o mercado pela actual crise e reclamaram mais ferramentas para gerir a oferta, especialmente no sector leiteiro, enquanto que outros insistiram na necessidade de reformas estruturais para simplificar a Política Agrícola Comum e impulsionar a competitividade dos produtores Europeus nos mercados mundiais. Alguns sugeriram o uso de 900 milhões de euros obtidos através das sanções pagas pelos produtores que excederam as suas quotas no sistema vigente até Abril passado.
Quarta-Feira, 16 de Setembro de 2015/ PE/ União Europeia.
http://www.europarl.europa.eu