A Comissão Europeia tornou público ontem, no decurso do Conselho de Ministros de Agricultura celebrado ontem em Bruxelas, um pacote adicional de medidas extraordinárias de apoio dirigido aos sectores do leite, carne de porco e frutas e hortaliças.
No que se refere à carne de porco, a Comissão comprometeu-se a introduzir, novamente, o armazenamento privado de carne de porco, quando existirem as condições mais adequadas do mercado para o seu arranque e também em criar um observatório do mercado, como o que opera no sector do leite.
Para o sector suíno e para o sector leiteiro, as quantidades destinadas à promoção deste produtos na União Europeia e em Países Terceiros aprovadas em 2015 (30 milhões de €), são aumentadas noutros 30 milhões de € para estes dois sectores.
A Comisão também se comprometeu em intensificar o trabalho para conseguir a abertura de novos mercados para as exportações comunitárias, especialmente as dos sectores que se encontram em maior dificultade. Neste contexto, comprometeu-se em intensificar os contactos com a Rússia para levantar o embargo às exportações comunitárias. De forma complementar, a Comissão vai estudar a viabilidade de introduzir instrumentos de apoio à exportação sob a forma de créditos à exportação.
Terça-Feira, 15 de Março de 2016/ MAGRAMA/ Espanha.
http://www.magrama.gob.es