Os meses de Primavera e Verão de 2018 foram marcados por uma combinação única de condições de seca no centro e Norte da Europa e condições anormalmente húmidas no Sul da Europa, de acordo com o Joint Research Centre da CE.
Por exemplo, a Alemanha foi afectada por uma seca de 6 meses que durou toda a Primavera e Verão, enquanto a Primavera foi particularmente húmida na Península Ibérica. Ambos os extremos afectaram o rendimento das colheitas. As secas causaram reduções totais nos rendimentos das principais culturas de até 50%. Isso foi parcialmente compensado por ganhos de produtividade no sul da Europa de até 34%.
Essa justaposição de anomalias climáticas opostas (secas na parte Norte da Europa e condições anormalmente húmidas no Sul, um fenómeno conhecido como "water seesaw") foi única nos últimos 500 anos.
As projecções climáticas futuras, baseadas em modelos globais de alta resolução, mostram que o sul da Europa tem menos probabilidade de experimentar condições favoráveis para o crescimento das culturas no futuro. Por outro lado, secas semelhantes às de 2018 podem tornar-se comuns após 2043.
Necessidade urgente de estratégias inovadoras de adaptação à seca
Perante este desafio, são urgentemente necessárias estratégias inovadoras de adaptação da agricultura europeia para lidar com os episódios recorrentes de seca que provavelmente não irão beneficiar do padrão invulgar de "water seesaw" observado no ano passado.
Segundo o cientista do JRC, Andrea Toreti, "as projecções mostram que o clima está a ficar mais quente e que situações extremas vão ocorrer". No ano passado, a Europa teve sorte com as condições húmidas incomuns no sul da Europa, o que mitigou os efeitos da seca na produção geral de alimentos ".
"No entanto, não podemos contar com tais anomalias para garantir a segurança alimentar no futuro, e no ano passado foi um alerta. Há uma necessidade urgente de melhorar cientificamente a avaliação de risco e impacto ao considerar esses eventos recorrentes / concorrentes, os problemas que eles podem causar e projectar novas estratégias de adaptação para enfrentá-los ".
Segunda-feira, 17 de Junho de 2019/ JRC/ União Europeia.
https://ec.europa.eu/jrc