Numa reunião extraordinária, realizada no passado dia 19 à noite, a administração da Danish Crown tomou a difícil decisão de encerrar o matadouro de Sæby. O número de porcos para abate na Dinamarca reduziu-se em mais de 10 % por semana no último ano, de forma que a Danish Crown se encontra com uma capacidade de abate muito acima do número de porcos que são entregues para abate aos matadouros do grupo semanalmente.
Este excesso de capacidade de abate custa, à empresa, mais de 300 milhões de coroas dinamarquesas por ano.
Ainda que os preços da carne de porco nas prateleiras dos supermercados tenham aumentado o ano passado, a inflação tem dificultado que muitos suinicultores dinamarqueses obtenham lucros na produção de porcos de engorda. Por isso, alguns optaram por fechar as suas explorações e outros por exportar os seus porcos quando atingem o peso de 30 quilos, já que a procura de leitões dinamarqueses na Polónia e Alemanha é tão grande que permite que os suinicultores tenham uma boa receita.
Se se pretender inverter esta tendência e garantir o emprego dos trabalhadores dos outros cinco matadouros da Dinamarca, a Danish Crown deve ser capaz de aumentar os valores pagos aos suinicultores pelas entregas de porcos, de forma a que se iguale o nível da Alemanha e se garanta que o produtor ganhe dinheiro com a engorda de porcos para abate.
Enquanto que 800 empregados estão prestes a perder os seus postos de trabalho no Sæby, a Danish Crown espera ter que contratar até 450 novos empregados no total nos matadouros de Horsens, Ringsted e Blans, cerca de Sønderborg, nos próximos seis meses. Isto deve-se a que parte da produção que se faz actualmente em Sæby será levada a cabo, no futuro, noutros matadouros da Danish Crown.
A Danish Crown espera que haja empregados do matadouro de Sæby que queiram trabalhar num dos outros três matadouros que agora estão a contratar. Portanto, a Danish Crown está disposta a suportar parte dos custos de transporte durante um período de tempo ou em atribuir um subsídio para o realojamento.
20 de Abril 2023/ Danish Crown/Dinamarca.
https://www.danishcrown.com