Até agora, só era possível solicitar uma subvenção para cobrir o próprio tanque de chorume se o projecto totalizasse mais de DKK 300000. A partir da próxima época de candidaturas, o Ministro da Alimentação, Agricultura e Pescas Jacob Jensen (V) permitirá que projectos menores de até DKK 100.000 recebam subsídios. Isto significa que muito mais agricultores terão a oportunidade de se candidatar à redução das emissões de amónia dos seus tanques de chorume quando a próxima época de candidaturas for aberta no final de 2023.
A possibilidade de se candidatar a um subsídio para cobrir o próprio depósito de chorume é uma das iniciativas do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2022. Especificamente, a abertura do recipiente de chorume é coberta com uma tenda, de modo que tanto o odor quanto a evaporação da amónia fiquem retidos no tanque. Esta operação ajuda a reduzir as emissões de amónia até 50%.
Até agora, os apoios só estavam abertos à produção pecuária, mas com o ajustamento do limite de montantes, o ministro abre agora as portas para que o regime se aplique também à agro-pecuária.
24 de Março de 2023/ Ministério da Alimentação, Agricultura e Pescas/ Dinamarca.
https://fvm.dk/