O Índice do Precio Médio da carne de porco, em 16 regiões, monitorizadas pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais entre 9 e 13 de Dezembro, situou-se nos 44,13 yuans (cerca de 6,3 dólares por quilo), uma redução de 1,8% em relação à semana anterior.
As estatísticas do Ministério mostram que, em finais de Novembro, o preço da carne de porco se tinha reduzido durante quatro semanas consecutivas, dando sinais de uma recuperação da produção em todo o país.
O retrocesso do preço chega no meio das medidas aplicadas pelo Governo chinês para promover o fornecimento deste produto.
Entre as políticas aplicadas incluem-se o aumento dos subsídios para restaurar a produção suína, colocar no mercado reservas de carne congelada e aumentar as importações.
O mercado suinícola da China pode superar as expectativas e atingir um equilíbrio entre a oferta e a procura tendo em vista a aproximação da Festa da Primavera, o Novo Ano Lunar de China, segundo o Ministério.
O preço do porco, uma carne básica no país asiático, subiu forte nos últimos meses, principalmente devido à Peste Suína Africana e a factores cíclicos.
O Índice de Preços ao Consumidor da China, um medidor importante da inflação, teve uma subida interanual de 4,5% em Novembro, impulsionado fundamentalmente pelo elevado preço do porco, que registou no mês passado um subida interanual de 101,3%.
Quarta-Feira, 18 de Dezembro de 2019/ Xinhua News.
http://spanish.xinhuanet.com