Segundo o ADHB Pork, a partir de dados facultados pela Eurostat, no primeiro semestre deste ano foi comercializada cerca de 3% mais de carne de porco entre os Estados Membros da UE, em comparação com o ano anterior. No entanto, com os preços cerca de 10% menos que em Janeiro-Julho de 2014, pouco menos de 1,90 € por kg, o valor do comércio intra-comunitário reduziu-se em 7%.
De acordo com ADHB Pork, durante este mesmo periodo produziu-se 5% mais de carne de porco na UE e as exportações para países terceiros aumentaram ligeiramente, pelo que um aumento no comércio intracomunitário fosse, talvez, inevitável. No entanto, segundo o ADHB, os dados sugerem que uma grande parte da produção de cada país cobriu a própria procura nacional, juntando a pressão de preços em alguns mercados.
Quanto aos diferentes países, ADHB estima que o crescimento mais significativo das exportações se registou em Espanha e na Polónia com 12% e 27%, respectivamente. No caso de Espanha a subida foi devida a um forte aumento da produção, enquanto na Polónia o aumento ficou a dever-se à exclusão da carne de porco polaca de vários mercados de fora da UE, o que significou redirigir a carne de porco para o mercado intracomunitário.
Sexta-feira, 2 de Outubro de 2015/ ADHB Pork/ Reino Unido.
http://pork.ahdb.org.uk