A Aliança de Queensland para Agricultura e Inovação Alimentar (QAAFI) descobriu uma nova espécie de bactéria que infecta os pulmões, Glaesserella australis.
G. australis está associada a duas situações de doença. Uma onde não existem sinais clínicos aparentes de doença na exploração mas, matadouro, as carcaças apresentam lesões e abcessos nos pulmões muito semelhantes aos causados por Actinobacillus pleuropneumoniae. Na outra, G. australis causa sinais clínicos nos porcos da exploração, de 12 a 20 semanas de idade, em alguns casos provocando a morte.
A contínua investigação de G. australis levou a um ensaio diagnóstico que actualmente está a ser validado. Isto implica analisar 26 isolados de G. australis, 15 estirpes de referência e um isolado de campo de A. pleuropneumoniae, 16 estirpes de referência para outra bactéria (Pasteurella multocida) que causa doença respiratória e outras 47 estirpes e isolados de campo que representam 12 géneros e 26 espécies de bactérias similares.
Para determinar a prevalência de G. australis, os investigadores recolheram amostras de pulmões com lesões, abcessos e pleurites procedentes de 23 explorações em NSW, 43 em Queensland, uma em SA e 27 em Victoria. Estos dados ainda estão a ser analisados.
17 de Abril de 2020/ QAAFI/ Austrália.
https://qaafi.uq.edu.au/