Uma equipa de investigadores da Universidade Estatal de Kansas, da Universidade do Missouri e a companhia global de biotecnologia agrícola Genus desenvolveram porcos resistentes ao PRRS.
Os porcos resistentes não têm a proteína CD 163 e não apresentaram sinais ou indícios de estar infectados com o vírus do PRRS. Estes animais deverão ser submetidos a mais ensaios e avaliações antes de ficarem disponíveis no mercado.
A descoberta destes porcos resistentes ao PRRS poderá melhorar significativamente o bem-estar animal e poupar centenas de milhões de dólares todos os anos, segundo Raymond "Bob" Rowland, professor da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Estatal de Kansas e um dos investigadores envolvidos nesta descoberta.
Segundo Rowland, desde o aparecimento da doença, os investigadores tem estado a estudar vacinas, diagnósticos e outras estratégias e nunca foram capazes de eliminar a doença e esta será a primeira vez que existe o potencial de poder eliminar esta importante doença.
Terça-Feira, 8 de Dezembro de 2015/ Kansas State University/ Estados Unidos.
http://www.k-state.edu