A balança comercial da UE para a carne de porco é muito positiva, com exportações anuais no valor de quais 6 mil milhões de euros nos últimos anos. O principal cliente das exportações da UE é, agora, a China, seguida pelo Japão, por Hong Kong, pelas Filipinas e pela Coreia do Sul.
A procura mundial de carne de porco está em contínuo crescimento e a UE foi capaz de beneficiar de uma maior procura por parte de países importadores, em particular da China. A expansão do mercado chinês está relacionada, em parte, com o contínuo crescimento do consumo, mas também pelo facto que, a partir de 2015, muitas pequenas explorações abandonaram a sua actividade devido a requisitos meio-ambientais mais restritos. Esta escassez da oferta interna criou uma maior procura nas importações e também um aumento dos preços da carne de porco na China. Mais de metade das exportações de carne de porco da UE para a China (61% em média no valor de exportação desde 2013) são as miudezas enquanto que o resto são pás, entremeadas e outros cortes congelados.
A carne de porco da UE mostrou-se muito competitiva nos últimos dois anos, com preços mais baixos ou comparáveis aos dos seus principais competidores, os EUA e o Brasil. Contudo, isto também se traduziu numa menor rentabilidade para o sector.
Destinos e valor unitário das exportações de carne de porco da UE (2013 - 2015)
Segunda-Feira, 20 de Junho de 2016/ CE/ União Europeia.
http://ec.europa.eu/agriculture