Investigadores do Grupo de Investigação em Infecções Digestivas do Porco do Departamento de Sanidade Animal da Universidade de León dirigido por Pedro Rubio isolaram, pela primeira vez, Brachyspira hampsonii em aves aquáticas migratórias (gansos e patos).
A prevalência de B. hampsonii nas aves aquáticas parece ser relativamente alta (10 isolados em 173 amostras aleatórias). Isto poderia indicar que as aves aquáticas são os reservatórios naturais desta espiroqueta. Como consequência, as aves aquáticas poderiam ser consideradas como potenciais fontes de B. hampsonii para os porcos.
Tendo em conta que a população de aves aquáticas invernantes em Espanha se estende a outros países da Europa nas suas migrações, parece provável a presença desta espécie de Brachyspira noutros países do Norte da Europa. Os investigadores pensam que será necessário comprovar também a possível presença de B. hampsonii nas populações de aves aquáticas da América do Norte.
Nos Estados Unidos e Canadá detectou-se, nos últimos años, um aumento dos casos de uma doença clinicamente idêntica à disenteria suína causada por Brachyspira hampsonii.
DIGESPOR-Faculdade de Veterinária/ Universidade de León/ Espanha.