Segundo o publicado AHDB Pork, os volumes de exportação de carne de porco fresca/congelada da Holanda reduziram no primeiro trimestre de 2016 em 8%, até as 185.000 toneladas. A redução nos volumes de exportação para a Alemanha, de 31%, foi uma das principais causas desta diminuição, se bem que os volumes de exportação para a Itália e Grécia tenham aumentado 3% e 22%, respectivamente. As exportações para a China aumentaram 5 vezes durante o primeiro trimestre, relativamente ao mesmo periodo do ano anterior.
Enquanto que os volumes exportados diminuiram 8% durante o primeiro trimestre, o valor apenas diminuiu em 4%. O preço unitário médio na Alemanha e China aumentou 16% e 2% respectivamente em comparação com o mesmo periodo do ano anterior.
Ao mesmo tempo que os volumes de exportação de carne de porco fresca/congelada para a Alemanha reduziram, as exportações de porcos vivos para este país aumentaram 33% e representaram três quartos do total de 1,25 milhões de cabeças de porcos vivos exportados pela Holanda durante este periodo. Com a diminuição do efectivo suíno alemão, a procura alemã de porcos vivos para engorda e processamento aumentou.
Julho de 2016/ AHDB Pork/ Reino Unido.
http://pork.ahdb.org.uk/