O último censo de suínos da Dinamarca mostra uma estabilidade na produção suína para os próximos meses, ainda que o Conselho da Agricultura e Alimentação dinamarquês (DAFC) recentemente reviu, em baixa, as suas previsões de preços para o que resta deste ano. Ainda que os abates de porcos durante o primeiro trimestre de 2014 tenham sido praticamente iguais ao ano anterior, as exportações de leitões desmamados mantiveram-se em níveis altos.
O censo de suínos de Abril na Dinamarca mostrou um modesto aumento de 2% no número total de animais. A figura chave, como sendo um indicador das futuras tendências da produção, é o efectivo de reprodutoras que se manteve sem alteração.
Nos três primeiros meses deste ano os abates de porcos na Dinamarca permaneceram praticamente sem alteação relativamente ao ano anterior, nos 4,8 milhõs de cabeças. Contudo esta cifra é inferior quando comparada com os 5,2 milhões de 2012 e os 5,6 milhões de cabeças de 2011.
No mesmo período, as exportações de leitões desmamados aumentaram para os 2,6 milhões de cabeças, contra os 2,3 milhões de cabeças nos dois anos anteriores.
Maio 2014/ Danish Agriculture & Food Council/ Dinamarca.
http://www.agricultureandfood.co.uk