Os resultados do último censo mostam um aumento do número de porcos na Dinamarca. Ainda que se espere que a produção aumente ligeiramente durante este ano, é provável que as exportações de leitões desmamados se mantenham em níveis elevados.
Os resultados do censo de suínos de Dezembro mostraram um modesto aumento de 1% do efectivo na Dinamarca. Quiçá o dado mais interessante tenha sido o aumento de 2 % nos reprodutores e de 10% no número de prímiparas.
A produção suína dinamarquesa permaneceu práticamente sem alterações em 2013, com 29 milhões de porcos, e prevê-se que cresça para 29,4 milhões em 2014. Contudo, as exportações de porcos desmamados aumentaram para 9,6 milhões de cabeças em 2013 e as previsões actuais indicam que o total pode ascender a 10 milhões de cabeças en 2014. A Alemanha continua a ser o principal mercado para as exportações dinamarquesas de leitões desmamados, se bem que as ventas para a Polónia tenham aumentado significativamente durante o ano passado à raíz de uma queda significativa no número de porcas no país. Como resultado, espera-se que a disponibilidade de porcos para abate diminua, ainda que de forma modesta, para 18,9 milhões de cabeças em 2014 .
Fevereiro 2014/ Danish Agriculture & Food Council/ Dinamarca.
http://www.agricultureandfood.co.uk