As exportações de leitões desmamados da Dinamarca continuam a crescer durante os primeiros seis meses deste ano. Se bem que as exportações para a Alemanha se tenham mantido num nível elevado, as exportações para a Polónia, que sofreram uma redução significativa do efectivo suinícola, aumentaram. Este aumento nas exportações de leitões tiveram um efeito na cadeia sobre o número de porcos abatidos nos matadouros dinamarqueses, que diminuiu no primeiro semestre de 2013.
A descida no número de porcos abatidos também levou a uma queda nas exportações de carne de porco dinamarquesa. As exportações para o Reino Unido reduziram-se de 120.000 para 107.000 toneladas no primeiro semestre do ano e os envios para outros mercados de exportação também diminuiram.
Contudo, dentro da UE, os envios para a Polónia aumentaram, em grande parte influenciados pela crescente exportação de porcos desmamados. Os volumes enviados para a China e para a Rússia também aumentaram, influenciados, este último, pelo encerramento por parte da Rússia às importações procedentes de várias empresas da Alemanha e dos Estados Unidos.
Setembro 2013/ Agriculture and Agrifood/ Dinamarca.
http://www.agricultureandfood.co.uk