Segundo o Ministério dinamarquês do Ambiente e da Alimentação, as máquinas estão prontas para instalar os quase 70 quilómetros de cercas ao longo da fronteira entre a Dinamarca e a Alemanha, tentando evitar assim a entrada da Peste Suína Africana (PSA) através do movimento de javalis. As obras começaram em Padborg e devem terminar no Outono de 2019.
É uma cerca de aço de um metro e meio de altura e estende-se a meio metro abaixo do solo, com aberturas permanentes nas fronteiras de Schengen e em cruzamentos maiores. A cerca terá um total de 20 aberturas permanentes relacionadas com cursos de água e travessias de fronteira do espaço Schengen. Além disso, serão inseridos degraus, pelo menos um por quilómetro, e aberturas de 20x20 cm a cada 100 m para a passagem de pequenos animais.
Além da construção da cerca, as autoridades dinamarquesas intensificaram a caça de javalis, decidiram impor maiores sanções no caso de não limpar ou desinfectar adequadamente os veículos de transporte de animais e colocaram placas informativas nas áreas de descanso das auto-estradas alertando que os restos de comida não devem ser deixados na natureza, tudo para evitar a entrada de PSA.
Segunda-feira, 28 de Janeiro de 2019/ Miljø- og Fødevareministeriet/ Dinamarca.
https://mfvm.dk