A detecção, a nível nacional, de úlceras gástricas nas porcas é o passo seguinte a ser dado na luta contra as úlceras na suinicultura dinamarquesa.
Nos próximos dois anos serão examinados estômagos no matadouro para detectar a presença de úlceras com o objectivo de ter um maior conhecimento sobre a extensão deste problema e poder agir para o minimizar.
Ao longo deste ano e do próximo, os matadouros recolherão os estômagos de 20 porcas seleccionadas aleatoriamente provenientes de explorações dinamarquesas com mais de 200 mães que serão examinados pelo Laboratório de Doenças Suínas.
Todos os trimestres serão publicados os resultados, sempre mantendo o anonimato, na web do SEGES (Centro de Investigação Suína) e cada exploração será informada dos resultados das análises realizadas aos seus animais. Se mais de 50% das porcas do efectivo apresentam úlceras de grau 7 ou superior, o proprietário juntamente com o seu veterinário ou consultor, terão que preparar um plano de acção para melhorar a saúde estomacal dos animais.
Por outro lado, nas explorações seleccionadas será realizado um inquérito para identificar riscos e permitir, assim, desenvolver novas soluções e fazer recomendações e directrizes concretas.
Quarta-Feira, 18 de Janeiro de 2017/ SEGES/ Dinamarca.
http://vsp.lf.dk