Com o objectivo de fortalecer o serviço oficial veterinário da Colômbia, assegurar a qualidade na carne de porco e que o país consiga o seu objectivo de criar uma produção suinícola mais segura e competitiva, a Colômbia e a Dinamarca avançaram com projecto de cooperação técnica em aspectos sanitários na produção suína nacional.
Para o desenvolvimento deste projecto, as instituições envolvidas junto do sector, definiram como temas de interesse os resíduos químicos, agentes patogénicos como a Salmonella, metodologias, análise de risco, segurança alimentar, inspecção aos matadouros, entre outros, direccionados para a inoquidade na produção de carne de porco, os quais se têm vindo a desenvolver com a participação dos peritos dinamarqueses, que estarão no país até 7 de Outubro.
O papel dos peritos dinamarqueses será principalmente assessorar os técnicos colombianos, para o que se contará com o apoio de consultores da Universidade Técnica de Dinamarca. As actividades serão realizadas tanto na Colômbia como na Dinamarca.
Espera-se que o resultado desta cooperação técnica tenha um impacto positivo nos objectivos que a Colômbia tem de gerar uma produção mais segura para a saúde dos consumidores, o aumento da produção suína nacional e aceder ao mercado mundial de carne de porco.
Sexta-feira, 23 de Setembro de 2016/ Instituto Colombiano Agropecuario/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co/