Sob o projecto “Associar-se com a Dinamarca para um crescimento sustentável de comércio e bem-estar”, o governo dinamarquês apoia a Colômbia para melhorar as condições sanitárias que permitam avançar na conquista de novos mercados para os produtos suinícolas.
A cooperação do governo da Dinamarca procura que, na Colômbia, haja uma produção mais sã, com um impacto positivo na saúde pública e um incremento no acesso aos mercados internacionais da carne de porco.
O projecto, conta com um orçamento de $2.200 milhões de pesos e trabalha em 4 frentes principais:
1. Resíduos químicos: Antecedentes, metodologias, treino e análise.
2. Agentes Patogénico (salmonela): Antecedentes, metodologias, treino e análise.
3. Análises de risco: Planos de contingência e exercícios de simulacro.
4. Procedimentos de Inspecção, Vigilância e Controlo: Segurança alimentar nos matadouros/Inspecção de carne - Controlo oficial e vigilância dos matadouros.
O projecto de cooperação foi estruturado com a participação de representantes da Embaixada Dinamarquesa, Ministério de Alimentos e Ambiente, assim como o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direcção de Cadeias Pecuárias, Pesqueiras e Aquícolas- Cadeia de Carne de Porco, fundo Nacional Suinícola -FNP- e as autoridades sanitárias colombianas ICA e INVIMA.
As autoridades colombianas tiveram a oportunidade de conhecer os processos sanitários que aplica a autoridade veterinária de Dinamarca e treinar os profissionais de diagnóstico nos laboratórios dinamarqueses com o objectivo de fortalecer a capacidade técnica, entre outros.
Terça-feira, 29 de Novembro de 2016/ ICA/ Colômbia.
http://www.ica.gov.co