Todas as explorações que enviam porcos para abate (porcas, varrascos ou porcos de engorda) devem preparar uma declaração sobre a existência de sinais clínicos de PRRS na exploração, caso o estatuto sanitário ou o estado de recuperação da PRRS sejam positivos ou pouco claros. A declaração, que deve ser assinada pelo proprietário e pelo veterinário responsável, é válida por um período máximo de 35 dias e deve estar disponível na exploração.
O requisito de uma declaração clínica aplica-se aos efectivos aos quais a Administração Veterinária e Alimentar dinamarquesa atribuiu um estatuto positivo ou um estatuto sanitário pouco claro em relação à PRRS ou um estatuto de recuperação. Estava previsto que todas as explorações tivessem o estatuto de saúde pública para a PRRS até 1 de Outubro de 2023. No entanto, nem todos os que apresentaram um pedido para o efeito tiveram o seu pedido de estatuto PRRS concluído - tal como alguns ainda precisam de apresentar um pedido para obter o estatuto legalmente exigido para a PRRS.
Nos próximos meses, a Administração Veterinária e Alimentar dinamarquesa atribuirá continuamente às empresas um estatuto sanitário para a PRRS, e a exigência de uma declaração clínica aplicar-se-á imediatamente a partir da data de atribuição.
5 de Outubro de 2023/ Agriculture and Food Sector for Pigs/ Dinamarca.
https://svineproduktion.dk