O Ministério da Alimentação e Agricultura divulgou um plano abrangente de bem-estar animal com 23 iniciativas para melhorar o bem-estar, tanto em animais de produção como em animais de companhia. Isto constituirá a base para o primeiro acordo sobre bem-estar animal da Dinamarca. De seguida apresenta-se a lista de iniciativas para os suínos:
Melhor sobrevivência dos leitões. O governo quer criar um grupo de trabalho para identificar possíveis soluções que garantam maiores taxas de sobrevivência dos leitões.
Eliminação progressiva das jaulas de maternidade. O governo propõe que sejam construídos novas jaulas de maternidade para que as porcas só estejam contidas nos dias mais próximos do parto. As salas de maternidade existentes concebidas para contenção a longo prazo devem ser gradualmente eliminadas.
Formação necessária para os funcionários. Actualmente, apenas os responsáveis pelo maneio dos animais são obrigados a ter formação e não todos os funcionários da exploração. O governo quer introduzir requisitos de formação para todos os funcionários em explorações com mais de 10 porcas reprodutoras.
Mais suínos com cauda intacta. A Administração Veterinária e Alimentar Dinamarquesa estima que mais de 95% dos suínos dinamarqueses têm as caudas cortadas. Para reduzir este número, o governo irá investigar como pode ser introduzido um imposto para garantir que passe a haver mais porcos com caudas intactas.
Regulamento para os sistemas de aspersão de água. Os aspersores são usados para regular a temperatura corporal dos animais. Os sistemas de aspersão devem ser instalados nas salas – mas actualmente não existem regulamentos sobre como e quando devem ser usados.
Anestesia para castração de leitões. O governo quer exigir que todos os leitões machos recebam anestesia antes da castração para prevenir a dor.
Esforços para aumentar a sobrevivência das porcas reprodutoras.
10 de Janeiro de 2024/ Ministério da Alimentação, Agricultura e Pescas da Dinamarca
/ Dinamarca.
https://fvm.dk