Durante o ano passado, a Administração Dinamarquesa de Alimentos e Veterinária realizou uma verificação na limpeza e desinfecção de um total de 300 caminhões de 89 empresas de transporte diferentes que tinham transportado porcos para outros países da UE após a descarga, observando que, em vários casos, a intervenção foi inadequada.
Embora todos os caminhões de transporte tenham sido limpos após a descarga dos animais, 42,3% dos transportes não foram limpos e desinfectados de forma conveniente para eliminar completamente o risco de propagação, como por exemplo, a Peste Suína Africana.
O controlo foi realizado sobre meios de transporte que viajavam para a Bélgica, Dinamarca, Croácia, Holanda, Polónia, Eslováquia, República Checa e Alemanha.
Os resultados desta campanha mostram que o problema da limpeza e desinfecção inadequadas dos meios de transporte deve ser colocado a nível da UE. A Administração Dinamarquesa de Alimentos e Veterinária levantará a questão e entrará em contacto com as organizações de transportadoras comerciais dinamarquesas.
Sexta-feira, 22 de Março de 2019/ Fødevarestyrelsen/ Dinamarca.
https://www.foedevarestyrelsen.dk