A presença de resistência antimicrobiana em bactérias de animais produtores de alimentos e na carne na Dinamarca em 2018, situou-se em valores similares aos de 2017, de acordo com o referido no relatório DANMAP realizado pelo Statens Serum Institute e o National Food Institute, Technical University of Denmark.
Resistência em suínos
Nos últimos cinco anos houve uma pequena mas constante diminuição na proporção de bactérias E. coli nos suínos dinamarqueses que são resistentes a um ou mais tipos de antimicrobianos. Em 2014 foi detectada resistência em 57% de E. coli em suínos de engorda enquanto que o número reduziu-se para 47% em 2018.
Durante e mesmo período, tanto as autoridades como a produção dinamarquesa introduziram uma série de medidas para reduzir o uso de antimicrobianos na produção suína.
"Não é possível demonstrar uma correlação directa entre causa e efeito. Contudo, os dados mostram-nos que durante o período no qual o uso de antimicrobianos em suínos diminuiu, também houve uma ligeira diminuição no aparecimento geral de resistência em E. coli nos suínos", segundo declarações de Helle Korsgaard, do Instituto Nacional de Alimentos.
Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2019/ DANMAP/ Dinamarca.
https://www.danmap.org