X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dinamarca: novo aumento no uso de antimicrobianos em animais

O consumo de antimicrobianos em porcos, medido em doses, aumentou nos três grupos de idade.

22 Outubro 2014
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

De acordo com o relatório anual DANMAP do Statens Serum Institut e do Instituto Nacional de Alimentos de Dinamarca, durante o passado ano de 2013 o consumo total de antibióticos (em kilogramas) em gado e animais domésticos foi 4% superior ao do ano anterior. Este aumento é atribuído principalmente ao aumento de 6% no consumo de antimicrobianos na produção suína, que representa cerca de 84% da produção de carne na Dinamarca, se bem que o consumo também tenha aumentado em aves de capoeira e animais domésticos.

Distribuído por espécies, os porcos representaram cerca de 78% do uso de antimicrobianos em 2013, os bovinos 10%, a aquicultura 3%, as aves de capoeira 1%, os animais produtores de peles 4% e os animais domésticos, cavalos e outros animais de companhia o 3% restante.

Aumento do uso em porcos

O consumo de antimicrobianos em porcos, medido em doses, aumentou nos três grupos de idade: porcas/leitões (9%), leitões desmamados (5%) e crescimento-engorda (5%). Isto deve-se principalmente a um aumento do consumo de pleuromutilinas e tetraciclinas, que são utilizadas para a medicação de grupo. Apesar do aumento, o consumo de antibióticos em porcos é 12% inferior ao de 2009, momento em que se registou o maior consumo desde que os produtores dinamarqueses deixaram de usar antibióticos promotores de crescimento.

Continua o baixo consumo de antimicrobianos de importância crítica

O consumo de antimicrobianos de importância crítica na produção animal é ainda baixa. Pelo segundo ano consecutivo, o uso de fluoroquinolonas em porcos foi muito baixo, menos que 1 por mil do consumo total em suínos. O uso de 3 kilos de cefalosporinas na produção suína também é considerado baixo, se bem que representa um aumento significativo em comparação com o ano anterior, quando o consumo total de cefalosporinas foi de 1 kilo.

Quinta-feira, 9 de Outubro de 2014/ DANMAP/ Dinamarca.
http://www.danmap.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista