A Administração Veterinária e Alimentar dinamarquesa realizou inspecções aleatórias a aproximadamente 150 piaras no ano passado que revelaram que as pequenas explorações de suínos podem fazer mais para prevenir a Peste Suína Africana (PSA).
Mais de um em cada três produtores caseiros com entre 1 e 10 porcos criados ao ar livre não conheciam suficientemente a normativa sobre a vedação das propriedade ou não dispunham da sinalização informativa que indica que é proibido alimentar os porcos com restos de comida. Uma em cada quatro piaras ligeiramente mais numerosas (11-50 porcos) receberam advertências durante a visita da inspecção.
Segundo Charlotte Vilstrup Castle, directora da Administração Veterinária e Alimentar dinamarquesa: "Os proprietários dos animais devem mantê-los seguros dentro das vedações e informar os visitantes e pessoas de passam que é proibido alimentar os animais com restos de comida"
Isto é importante porque tanto os porcos domésticos como os javalis podem-se infectar com PSA se comem carne de porco infectada. O vírus pode sobreviver com facilidade nos alimentos.
20 de Março de 2023/ Administração Veterinária e Alimentar/ Dinamarca. .
https://www.foedevarestyrelsen.dk